segunda-feira, 3 de junho de 2013

A IMPORTÂNCIA DO ARMAZENAMENTO DE CÉLULAS-TRONCO DO CORDÃO UMBILICAL

Células-tronco encontradas no sangue de cordão umbilical e placentário são coringas nas pesquisas de tratamentos para muitas doenças.

A possibilidade de revolucionar o tratamento de diversas doenças com o uso de células-tronco encontradas no sangue de cordão umbilical e placentário (SCUP) é uma esperança que estimula cada vez mais pesquisas com este tipo de material. O SCUP é rico em células jovens, com muita vitalidade e sem a ação de fatores externos (estresse, tempo, medicamento entre outros), o que faz com que elas tenham uma ótima eficácia no tratamento de enfermidades, como ataxia, câncer na medula óssea e linfomas. Hoje mais de 80 tipos de moléstias já podem ser tratadas com estas células. E mais de outras 200 estão sendo estudadas.
Além de ter maior vitalidade, as células-tronco do SCUP são mais fáceis de coletar, não causam rejeição, e a coleta não está sujeita às objeções de ordem ética. No entanto, essas células ainda são menos utilizadas que as encontradas na medula óssea, pois até a poucos anos o SCUP, na maioria dos casos, era descartado. E ainda hoje parte da população desconhece a sua utilidade e a existência de bancos privados e públicos que fazem coleta e armazenamento.
Para a Dra. Adriana Homem, responsável técnica do Banco de Cordão Umbilical (BCU Brasil), é muito importante que os pais se conscientizem sobre a coleta de células-tronco do cordão umbilical. “O sangue do cordão umbilical é muito importante para o tratamento e pesquisas de muitas enfermidades, por isso não deve ser jogado fora. Mesmo que a pessoa não tenha condições financeiras de armazenar num banco privado ela tem a chance de doar para o banco público”, afirma a Dra. Adriana.
O BCU Brasil, um dos maiores bancos privados da América, está no país desde 2009 desenvolvendo pesquisas, coletando e armazenando o SCUP. E tem o intuito de mostrar para a sociedade brasileira que a coleta e armazenamento das células-tronco do cordão umbilical são extremamente necessárias para o avanço da medicina, o que trará benefícios para muita gente que sofre ou sofrerá por possuir alguma doença que ainda não tem um tratamento eficaz.