terça-feira, 8 de junho de 2021

COMO CONSEGUIR UM EMPREGO QUE NÃO FOI ANUNCIADO

Site americano dá dicas sobre como se aproximar dos responsáveis pelas vagas que não aparecem em sites e jornais

Não são todas as oportunidades de emprego disponíveis que são divulgadas em sites e jornais. Na verdade, há boas vagas não chegam ao grande público. Mas como é possível ter acesso a esses postos secretos? Segundo Donna Fuscaldo, colunista do site americano Glassdoor, para encontrar vagas não anunciadas é preciso criatividade e perseverança.
Há algumas razões para que uma empresa não queira tornar pública toda e qualquer posição livre em seu quadro. Isso pode acontecer quando o responsável pela seleção não quer ser bombardeado com centenas de currículos ou então quando a companhia sabe que precisa contratar alguém, mas ainda não está pronta para articular essa admissão. Ou, ainda, quando querem manter um burburinho em torno da vaga por razões competitivas.
Para descobrir que vagas são essas, o recomendado é fazer contato, ampliando a tal rede de networking. Porém, não adianta ficar em contato com as pessoas erradas. O melhor é focar diretamente nos gerentes ou nos especialistas de RH.
Só que, antes disso, é fundamental definir claramente o tipo de vaga que está buscando. Sabendo exatamente o que se está procurando, fica mais fácil mirar na pessoa certa para conseguir o emprego. Mesmo assim, não é fácil chegar até esse profissional. Especialistas recomendam fazer buscas na internet e sites como LinkedIn e Facebook para se conectar ao potencial empregador. Também costuma fazer efeito telefonar ou mandar um e-mail, desde que diretamente para o gerente responsável pela seleção.
A sugestão é evitar tentar fazer esse contato através do departamento de RH, que, em muitos casos, pode ser um obstáculo para conseguir uma conexão direta com quem vai escolher o profissional para a vaga em aberto.
Outra forma de chegar até o responsável pela vaga é por meio de amigos que trabalhem com ele. Ou, ainda, descobrindo quais são as agências de emprego com as quais a empresa costuma trabalhar - afinal, conseguir uma vaga temporária pode ser um caminho para conquistar a vaga desejada.
Fonte O Globo Online - com informações do Glassdoor