quinta-feira, 16 de maio de 2019

5 DICAS PARA FALAR EM PÚBLICO


A ideia de expor-se diante de um auditório pode parecer desagradável. Os pesadelos da noite anterior à apresentação são atemorizantes: você gagueja, tropeça no palco, é vaiado ou ignorado. Mas não se preocupe. Basta ser capaz de transmitir informações com clareza e atrair a atenção dos ouvintes. Confira, a seguir, cinco dicas de Eric V. Holtzclaw, CEO da consultoria User Insight, para desenvolver a habilidade de discursar. As sugestões foram publicadas no site da Inc.

1- Comece pelo rosto
O contato visual é o alicerce de uma boa apresentação. Tente olhar para o maior número possível de pessoas na plateia, seguindo o movimento do pêndulo de um relógio.  É reconfortante pensar que o palestrante dá importância a cada membro do público. Evite fitar o chão, para não transmitir insegurança ou falta de memória. E sorria.

2 - Use seu corpo
Lembre-se: no bolso, só a carteira ou a chave de casa.  As mãos, sempre à mostra, são uma forma conveniente de atrair a atenção. Os gestos podem sinalizar ênfase, formato, direção.
Livre, leve e solto: movimente-se pelo palco e explore todo o espaço que estiver disponível. Nunca fique de costas para quem quer escutá-lo.

3 - Potencialize a voz
Sua voz é a o instrumento principal na apresentação. Projete-a para todos os locais do auditório. Tente oscilar o tom, para que o discurso não fique monocórdio e entediante. Outra dica relevante é acertar no tempo das pausas: conte até dois após proferir algo importante ou engraçado. E atenção: é difícil, mas evite os vícios de linguagem. Muletas como “tipo”, “éééé” e “hããã” transmitem insegurança.

4 - Inove
Por mais que seu discurso seja interessante, a capacidade de concentração dos ouvintes é limitada. Use a criatividade e interaja com a plateia. Vale fazer questões a ela, usar recursos multimídia e separar o público em grupos, para a realização de atividades dinâmicas.

5 -  Pratique!
Sempre treine. Pode ser diante do espelho ou de uma câmera – filmar-se é uma excelente forma de avaliar o desempenho e consertar as falhas a tempo. Não desista: até o melhor palestrante já gaguejou um dia.

Por Luiza Tenente
Fonte Papo de Empreendedor