terça-feira, 27 de julho de 2021

CUIDADOS NA ABERTURA E NO FECHAMENTO DA CONTA

É preciso atenção a detalhes na hora de contratar serviços bancários. Veja quais são as orientações para não ser lesado 

Na hora de abrir ou encerrar conta bancária, o cliente deve tomar uma série de cuidados com detalhes contratuais e direitos, antes que deslizes possam provocar dores de cabeça e sair caro para o bolso. Esse é o alerta do Banco Central no boletim Consumo e Finanças, divulgado junto à Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon).
O aviso vem no momento certo, uma vez que é comum a migração de bancos por conta de ofertas de créditos mais baratos. Trata-se de um movimento iniciado pelo próprio governo, que quer incentivar a queda de tarifas e juros nas instituições, iniciado com cortes no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal.
O informativo lista dicas ao abrir a conta, como ler o contrato atentamente e não assinar documentos antes de esclarecer dúvidas, inclusive referente a tarifas, juros e outros encargos. Além disso, é possível pedir cópia dos documentos assinados. É preciso, também, ficar atento à não obrigatoriedade de contratar pacote de serviços vinculados à conta.
Para conferir o boletim do BC na íntegra, acesse http://goo.gl/30iNf. Vale ver o guia online do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que alerta sobre os direitos do consumidor em relação à instituições bancárias: http://goo.gl/v1Djf.

PASSO A PASSO

DOCUMENTOS
Ao abrir a conta, o cliente precisa estar com carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e documentos que comprovem sua renda e patrimônio. Alguns bancos podem pedir outros documentos ou até exigir um depósito mínimo para a abertura da conta.

CONTRATO
Antes de assinar qualquer papelada, veja se constam as seguintes informações no contrato de abertura de conta: saldo exigido para manutenção da conta; condições para fornecimento de cheques; obrigatoriedade de comunicação, pelo cliente, sobre alterações dos dados cadastrais e dos documentos; regras para inclusão do nome do depositante no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos; informação de que os cheques liquidados poderão ser destruídos; procedimentos para encerramento.

CORTANDO LAÇOS
No encerramento, devolva ao banco os cartões magnéticos e as folhas de cheques em branco ou remanescentes, ou faça uma declaração que os inutilizou. Verifique se os débitos autorizados já foram lançados na conta e se os cheques emitidos foram compensados.
Antes que saia dinheiro do seu bolso, cancele autorizações para futuros débitos automáticos. É importante manter algum dinheiro na conta, suficientes para pagamento de compromissos como tarifas, juros ou até para impostos.

FIM AOS MITOS
Para acabar com as dúvidas: a falta de movimentação na conta, não significa que está encerrada; não é preciso comprar serviços ou pacotes adicionais ao abrir conta; conta-salário não é uma conta corrente.
Por Pablo Vallejos
Fonte O Dia Online