sábado, 26 de novembro de 2022

'GENTE TÓXICA'

Como Lidar com Pessoas Difíceis e Não Ser Dominado Por Elas

Há quem seja capaz de tornar a vida dos outros muito pior. Saiba como reconhecer e evitar a convivência com personalidades difíceis que, em alguns casos, são capazes de contaminar ambientes e destruir relações. Pessoas autoritárias, invejosas, fofoqueiras, que se melindram à toa, mentirosas... Quem é que não esbarra quase todo dia com gente assim? Essas "pessoas tóxicas" e problemáticas potencializam nossos defeitos, vivem criando obstáculos para tudo e parecem trabalhar sempre no time adversário.
Cuidado, pessoas podem ser agentes nocivos à saúde. Há personalidades destrutivas por toda parte, que atingem não só a si próprias, mas quem estiver por perto. Inseguros, mal humorados, medíocres, grosseiros, arrogantes, mentirosos, entre várias outras características perigosas, estão à solta e prometem acabar com a tranquilidade e saúde de qualquer um que não estiver atento. Muitos, como os falsos e os psicopatas, farão de tudo para disfarçar suas más intenções. Outros, como os que se queixam em demasia e se sentem eternamente vítimas, tendem a acabar com o dia dos demais e nem percebem o quanto afetam a vida alheia.
O ideal é manter distância, mas como isso nem sempre é possível, precisamos aprender a lidar com os mais diversos (e complicados) tipos de temperamento.
São pessoas que crescem achando que todos no mundo devem satisfazer seus desejos, têm baixa tolerância à frustração e não compreendem que seus direitos acabam quando começam os do outro.
Gente Tóxica identifica e descreve todos os tipos de "personalidades tóxicas" com que convivemos e ensina como podemos evitar a influência e o domínio dessas pessoas que, em muitos casos, tentam assumir o controle de nossa vida. Quanto mais protegidos delas, mais chances temos de viver melhor.

Personalidades difíceis
Dos 13 perfis de problemáticos citados no livro Gente tóxica, cinco são apontados por especialistas como os mais comuns. É possível encontrar pessoas à sua volta com essas características, talvez de mais de um tipo. E é ainda provável se reconhecer como uma delas. Segue uma lista descritiva e dicas de como lidar com eles — ou consigo mesmo.

Fuja desses também!

Desqualificador
Demonstra desprezo pelas qualidades do outro. Isso acontece para se sentir melhor. Sua autoestima é baixa, seja por perfeccionismo ou falta de confiança.
E ele precisa provar para si mesmo e demonstrar
aos outros que é melhor. Prefere se relacionar com quem acredita ser inferior a ele.

Agressor verbal
Exímio em cada discurso que faz, o agressor verbal é mordaz, intimidador e ofensivo. Sente prazer em atingir e humilhar publicamente. Adora dizer não, mas precisa fazê-lo com pompa, em longos sermões. Adora ser sarcástico e grosseiro.

Falso
Vive sob máscaras, em duas condições: ser e pretender ser. Inseguro, mente e engana a respeito de si mesmo para esconder suas dúvidas sobre quem é. Prefere criar personalidades para agradar ou intimidar a se autoconhecer e vive sob a pressão de fazer de conta.

Psicopata
Não necessariamente o assassino em série ou o caloteiro, é também alguém excelente na mentira e na enganação. Destaca-se pelos objetivos sórdidos, como arruinar outra pessoa. O psicopata não sente culpa nem angústia. É um dos tipos mais perigosos por conta da dificuldade de reconhecê-lo antes que ele já tenha feito sérios estragos.

Medíocre
Não consegue se esforçar para sair de uma situação na qual se acomodou, mas que não é seu objetivo. Ressente-se de sua vida, de sua personalidade fraca e de quem convive com ele. O motivo de suas frustrações é o medo, que o impede de se arriscar.

Fofoqueiro
Com talento para criar histórias, gasta seu tempo e energia inventando e repassando rumores sobre os outros. Nunca fala sobre si mesmo, mas conhece detalhes da vida alheia que não se inibe em compartilhar com todos. Cria problemas e constrangimentos para quem está à sua volta.

Neurótico
Pessoa com alterações psicológicas que é, de maneira geral, perfeccionista, conflituosa, agressiva, inibida, inteligente, extremista, egoísta, infantil e se sente culpada. Mas é, acima de tudo, alguém que sabe jogar com as emoções alheias. Construir e destruir relações é sua atividade preferida.

Manipulador
Estuda pessoas em busca de sua vulnerabilidade. Usa quem é dependente e crédulo. Faz o outro se envolver, buscar sua aprovação para, enfim, o deixar à sua mercê e, assim, fazê-lo se sentir mal.
Por Bernardo Stamateas