quarta-feira, 20 de outubro de 2021

COMO DOMINAR UM EDITAL EM 4 SIMPLES PASSOS

Estudar um edital inteiro é quase impossível

Os especialistas em concursos são unânimes em dizer que a maioria dos candidatos não presta atenção suficiente aos editais. Desde que o mundo é mundo, o brasileiro foi acostumado a brincar sem saber as regras do jogo e não ler manual de instruções.
O hábito de dispensar explicações prévias é tão cultural que se manifesta até mesmo quando o assunto coloca em jogo a sua mudança de vida, como um concurso público.
É verdade que editais são documentos muito longos, chatos de ler, e o estudante se preocupa mais com as apostilas e livros do que com as 40 páginas do edital. No entanto, entender o edital não é uma perda de tempo, ignorar um parágrafo do texto pode eliminar até os candidatos mais preparados. Mas como entendê-lo?

Entenda a estrutura geral do edital
A seção mais básica de um edital é a das disposições preliminares, que apresenta a banca organizadora, o regime jurídico dos cargos oferecidos (estatutário, celetista etc), o local das vagas e outras informações necessárias.
Em seguida, costumam vir a relação de vagas oferecidas e as exigências para se candidatar. Deixar de cumprir um único requisito impede a posse em caso de aprovação e você vai descobrir isso da pior forma possível. Acredite.
Os tópicos que indicam as datas e etapas do concurso, instruções para a inscrição e os critérios de avaliação da banca também são de importante leitura. Já o conteúdo que será cobrado muitas vezes está no anexo, que também deve ser lido.

Busque o edital do último concurso
O tempo entre a publicação do edital e a prova costuma ser muito curto, cerca de 45 a 60 dias no máximo. Aguardar a publicação para iniciar os estudos é suicídio.
Portanto, o ideal é buscar o edital do concurso anterior e começar os estudos. Segundo especialistas, o edital mais recente serve apenas para apresentar uma ou outra novidade em relação à ultima prova.

Leia (e releia) atentamente cada seção
Ter uma visão geral do edital é importante, mas isso não dispensa o candidato de voltar ao texto para olhar os detalhes. Repetir a leitura ajuda a perceber minúcias que podem fazer toda a diferença. E a atenção deve valer da primeira à última vírgula. É a mesma coisa quando você escreve uma redação e quando a relê faz várias alterações que antes não foram percebidas.
E não ignore as disposições finais, porque ali quase sempre se esconde uma informação útil.

Elabore um resumo das informações
O edital deve servir como um “mapa” para a conquista da vaga, ele é um instrumento feito para acompanhar o candidato durante os estudos. Mas, na rotina frenética da preparação, você provavelmente não terá tempo para ficar consultando as dezenas de páginas do documento.
Segundo Gerson Aragão, defensor público e especialista em estratégia para concursos, “estudar todo o edital é quase impossível e muito do que você estudar, não vai cair na prova”. O ideal então é fazer uma síntese dos pontos principais do edital, mas segundo o especialista, essa síntese não pode ser feita baseada em achismos, mas sim com uma análise minuciosa.
Fonte Exame.com